Na Trave: Uma visão mineira do Campeonato Carioca

Na Trave

Acredito que todo mundo em algum momento já tentou entender o Campeonato Carioca, mas ficou perdido já na primeira linha de explicação.

O campeonato é confuso mesmo, mas calma, hoje eu vou te ajudar. Mas antes de começar, um pequeno spoiler: Três times diferentes podem ser campeões e um time pode ser rebaixado duas vezes no mesmo ano. É isso mesmo que você leu! Não entendeu? Então continua lendo, que eu vou te explicar.

O Campeonato Carioca começa em janeiro, com a disputa do Grupo A, que é formado da seguinte maneira: os dois clubes que subiram da Serie B1, os dois times de piores campanhas no carioca do ano anterior e os dois remanescentes do Grupo X do ano anterior.

Essas seis equipes se enfrentam em jogos únicos e os dois melhores ganham vagas para o Grupo B e Grupo C. Os outros quatro times, vão disputar o Grupo X, também em jogos únicos este grupo define os dois clubes que serão rebaixados para a Serie B1. Os outros dois ficam para jogar o Grupo A novamente no ano seguinte.

O Carioca Serie B1 começa após o campeonato da Série A, ou seja, as equipes que forem rebaixadas na Série A, jogam a Serie B1 no mesmo ano, por isso a possibilidade de serem rebaixadas no estadual duas vezes no mesmo ano. Mas também podem fazer uma boa campanha e ganhar o acesso no mesmo ano em que caiu. E de quebra entendemos também de onde o Fluminense tirou a ideia de pular da Série C para a Série A em 1999.

Voltando ao Carioca Série A, lembra que lá no início os dois cubes de melhor campanha se classificaram no Grupo A? Então, eles agora se unem aos demais clubes para começar o campeonato que todos assistem. Por meio de um sorteio a Federação divide os times em Grupo B e Grupo C. O primeiro colocado do Grupo A vai jogar o Grupo C e o segundo colocado joga no Grupo B.

Grupos B e C são para a disputa do primeiro e segundo turno, mais conhecidos como Taça Guanabara e Taça Rio, respectivamente. Mas com uma diferença, na Taça Guanabara, o time joga contra times do seu grupo e na Taça Rio, enfrenta as equipes do outro grupo.

Aqui a confusão é menor, pois em ambas as Taças, as duas melhores campanhas de cada grupo se enfrentam em semifinais e finais, para conhecer os campeões. Nessa altura do campeonato, dois troféus já foram erguidos.

Mas a confusão mesmo começa agora, com a disputa da fase final que pode ser de duas formas diferentes. E vale lembrar, que agora as campanhas da Taça Guanabara e Taça Rio, são somadas, formando então uma classificação geral, para definir quem enfrenta quem.

Se times diferentes conquistarem as duas Taças, teremos na semifinal geral, os dois campeões e as outras duas melhores campanhas. O confronto entre esses quatro times é o seguinte: 1º x 4º melhor campanha e 2º x 3º melhor campanha. Campeões da Taça Guanabara e Taça Rio jogam com vantagem de empate. A final será em dois jogos.

Se o mesmo time conquistar as duas Taças, ele está direto na final do Campeonato. A semifinal, será entre as quatro melhores campanhas, com os confrontos seguindo o mesmo critério da outra possível semifinal. Os dois vencedores se enfrentam e quem ganhar faz a final contra o time campeão da Taça Guanabara e Taça Rio, nesta ocasião a final seria em jogo único.

Este é o complicado campeonato carioca, onde podemos ter três campeões diferentes ou ver um time ganhar duas Taças e perder a final geral depois. Podemos ver um time cair duas vezes no mesmo ano, mas também podemos vê-lo cair e subir no mesmo ano também. É como diz aquela música do Raimundos, “Complicada e perfeitinha”, essa é a disputa no Rio de Janeiro, no estadual mais charmoso do Brasil, como é historicamente conhecido.

Vinícius Souza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: