20190413202530636866i

Em momentos bem diferentes na temporada, Cruzeiro e Atlético iniciam neste domingo, às 16h, no Mineirão, a disputa por mais um troféu de Campeonato Mineiro.

Enquanto o mandante da tarde vive fase irreparável, com classificação antecipada às oitavas de final da Copa Libertadores e time em lua de mel com o torcedor, a equipe visitante busca reabilitação após ver sua situação no torneio sul-americano agonizar com a goleada sofrida diante do Cerro Porteño, na última quarta-feira.

Fred coloca elenco do Cruzeiro entre os melhores do Brasil e destaca maturidade do grupo antes de decisão
Com mistério, Rodrigo Santana fecha preparação do Atlético para 1º clássico da decisão
Apesar das fases opostas, o Atlético sai na frente da disputa estadual, uma vez que terminou o período de classificação na liderança. O time alvinegro, que será comandado por Rodrigo Santana após a demissão do técnico Levir Culpi, jogará por dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols. Além disso, será o mandante no segundo e decisivo duelo da final. O Cruzeiro, por sua vez, buscará pelo menos diminuir a vantagem do adversário neste domingo.

Cruzeiro

Para conseguir alcançar o objetivo, Mano Menezes escalará força máxima diante do arquirrival. Embora tenha realizado treinos secretos ao longo da semana, o treinador não deverá surpreender na escalação. A tendência é que o Cruzeiro tenha a mesma formação que brilhou, especialmente, na goleada por 4 a 0 sobre o Huracán, na última quarta-feira, quando o clube garantiu classificação antecipada às oitavas de final da Libertadores.

As únicas novidades deverão ser os retornos dos laterais Edilson e Egídio. Eles foram preservados na partida contra os argentinos e substituídos por Orejuela e Dodô, respectivamente. No ataque, o quarteto está praticamente confirmado: Robinho, Rodriguinho, Marquinhos Gabriel e Fred. Apesar de viver a melhor fase no ano com esse time, Mano Menezes rechaçou qualquer hipótese de favoritismo diante do Atlético.

“O que coloca um time mais ou menos favorito é o que foi feito agora. Mas o que foi feito até agora não vai jogar. O que foi feito até agora não vai estar em campo nos 180 minutos, nos primeiros 90, não vai estar. O grupo do Cruzeiro é bastante experiente e tem um treinador que já passou por várias situações como essa”, garantiu o técnico cruzeirense.

Outra expectativa no Cruzeiro é pela estreia de Pedro Rocha. Apresentado no último dia 4 como um dos principais reforços para a temporada, ele treinou normalmente com os novos companheiros e poderá ser relacionado por Mano Menezes. O treinador faz mistério absoluto sobre a utilização do camisa 22 e só revelará a composição do banco de reservas uma hora antes do duelo.

Por outro lado, a certeza sobre Thiago Neves veio na véspera do jogo. O meia usou seu Instagram neste sábado para informar que acompanhará o primeiro jogo da final das cadeiras do Mineirão. Em trabalho de fortalecimento muscular após se recuperar de lesão na panturrilha direita, o camisa 10 garantiu, no entanto, que ficará à disposição para o segundo jogo, no próximo sábado. “Vamos pra cima”, pediu aos companheiros o xodó da torcida celeste.

Atlético

Enquanto o arquirrival vive bom momento, o Atlético passa por turbulência na temporada 2019. O clube alvinegro foi goleado na última quarta-feira por 4 a 1 pelo Cerro Porteño, em Assunção, no Paraguai, e ficou em situação complicada no Grupo E da Libertadores. Como consequência do péssimo resultado, o técnico Levir Culpi foi demitido. Em seu lugar, Rodrigo Santana, do time sub-20, assume interinamente o cargo.

O jovem treinador de 37 anos assumiu o cargo na sexta-feira. Mesmo que o clube contrate outro comandante, ele será mantido à frente da equipe até o fim da decisão no Estadual. O técnico já deixou claro qual será o plano de jogo dele para os clássicos com o Cruzeiro.

“Procuro trabalhar muito em cima do adversário. Minha forma é mais tranquila, de passar o máximo de informação para o elenco, para que eles tenham uma noção maior dentro de campo, o que eles podem criar de situação dentro das lacunas que o adversário deixa. Deixá-los bem à vontade dentro do jogo, sabendo os perigos que o adversário pode causar e os momentos que a gente pode, também, usufruir das lacunas que eles venham a deixar”, disse à TV Galo.

Sem muito tempo para trabalhar com a equipe, Rodrigo Santana deve manter a base do time que atuava com Levir Culpi. Réver, que cumpriu suspensão contra o Cerro na última quarta, está à disposição e deve voltar ao time titular. A dúvida fica no ataque: Maicon Bolt, Geuvânio e até mesmo o volante Zé Welison brigam por uma vaga na equipe que inicia o duelo no Gigante da Pampulha.

O time chega ao clássico pressionado pela torcida. Na quinta-feira, vários cartazes foram espalhados na sede do clube durante a madrugada. Na sexta, os torcedores fizeram um longo protesto no mesmo local. Os principais alvos das manifestações são o goleiro Victor, os laterais Patric e Fábio Santos o meia Cazares e o presidente Sérgio Sette Câmara.

CRUZEIRO X ATLÉTICO

Cruzeiro
Fábio; Edílson, Dedé, Leo e Egídio; Henrique, Lucas Romero, Robinho, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Fred. Técnico: Mano Menezes

Atlético
Victor; Guga, Réver, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson e Elias; Luan, Cazares e Maicon Bolt (Geuvânio ou Zé Welison); Ricardo Oliveira. Técnico: Rodrigo Santana

Motivo: primeira partida da final do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 14 de abril de 2019 (domingo), às 16h
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Michel Correia (RJ)
VAR: Bruno Arleu de Araújo

Com reoportagem do site Super Esportes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s