Opinião

Futebol paixão nacional, um jogo de futebol mobiliza inúmeras pessoas por todo o mundo. Temos a Copa do Mundo como maior evento no planeta terra nascido na inglaterra, Charles Miller trouxe para nosso país o primeiro par de bolas e também páginas com regras dojogo de futebol. Rapidamente a divulgação da prática desportiva pelo mundo contribuiu para a criação da primeira Copa do Mundo.

As seleções nacionais iniciaram a competividade no jogo de futebol. Rapidamente foram aparecendo craques no cenário mundial e a partir de 1950 começam a surgir no nosso país , o Brasil, nossos primeiros craques da bola, entre vários podemos citar: Nilton Santos , Zizinho, Baeur, Jair Rosa Linto, Baltazar , e posteriormente o rei do futebol chamado pelo apelido de Pelé, Garrincha,enfim muitos outros craques foram aparecendo no Brasil.

O futebol se tornou um esporte de massas, a grande maioria das equipes de futebol foram formadas a partir de grupos de trabalhadores que se reuniam para jogar bola no seu bairro. Tem se notícia que a primeira torcida organizada era de um grupo feminino, torcida esta do Atletico Mineiro, fundada pela mãe de um dos fundadores do clube, Dona Alice. Esta senhora fabricava bandeirinhas para que as moças fossem aos estádios torcerem para o Atletico. Mas hoje tudo mudou, os clubes aos poucos foram se profissionalizando, e lucram com a venda de jogadores das categorias de base principalmente, obtendo assim grandes lucros.

Então nós torcedores vemos nossas equipes se desfazerem de jogadores jovens, futuras revelações irem embora porque os clubes muitas vezes são mal administrados, contraem dividas enormes, e são obrigados a venderem estes jovens para repor seus caixas e também pela ganancia de empresários, que só pensam no financeiro. Mas nossa paixão pelo futebol, nos faz torcedores fanáticos muitas vezes só não podemos deixar que esta paixão ultrapasse, nossos limites devemos ser torcedores até o encerramente de uma partida, daí para frente devemos nos comportar como cidadãos de bem, evitando levar para fora dos estádios, a nossa frustação as vezes pela derrota de nosso time de coração.

Renato Braz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s