Leonardo Branquinho, da Semel/Varginha para o mundo!

FB_IMG_15787520166758709

Leo, como é carinhosamente chamado, é filho de Eleia e José Marcílio, nascido em 01/11/1996, 1.99m, ex-atleta da Semel/Varginha e atual jogador da Seleção Brasileira de Basquete 3×3.

Natural de Três Corações, ele se mudou para Varginha quando tinha 3 anos de idade. Iniciou sua trajetória no basquete com as escolinhas de basquete da Semel onde as professoras Silvia e Patrícia eram técnicas. Logo após ele foi para a equipe do VTC, na qual a responsável era Angela Venâncio, a “Tia Angela”. Sua persistência, foco e dedicação total ao basquete fundamentaram sua trajetória de sucesso.

images (2)

Pela equipe varginhense Leonardo muitos conquistou muitos títulos, dentre eles o tricampeonato do Jojuninho, bicampeão dos Jogos da Juventude, 3º lugar estadual e vários prêmios de melhor jogador e cestinha das partidas.

Screenshot_2020-01-11-10-38-02-1

Aos 15 anos já se destacava nas competições e começou a ser convidado por técnicos de equipes maiores. Jogou no Praia Clube, de Uberlândia, por dois anos, onde conquistou os títulos de Campeão Mineiro e Metropolitano. Pela Seleção Mineira foi vice-campeão Brasileiro.

De Uberlândia, Leonardo foi para a equipe Country Clube de Taubaté onde sagrou-se Campeão Paulista Sub-19, o melhor campeonato do país para essa idade.

FB_IMG_15787534060438113

Em 2016, foi para o Curitiba Basquete participar da melhor Liga do Brasil na categoria Sub-22, e também foi campeão. Destacou-se na competição e surgiu a proposta para o time profissional de Sorocaba, depois foi para a equipe de São José dos Campos e no ano de 2019 migrou para o basquete 3×3, onde é um dos destaques da equipe São Paulo DC.

Na equipe paulista, Leonardo conquistou o título do Campeonato Pan-americano Universitário, e do FISU AMERICA 3X3, em agosto de 2019

O ex-atleta da Semel Varginha, Leonardo Branquinho, conquistou recentemente, em outubro de 2019, o vice-campeonato mundial de Basquete 3 por 3 (3X3) que foi realizado no Qatar. O atleta e a sua equipe também garantiram o sétimo lugar em torneio disputado na China, onde garantiram assim uma vaga para o Brasil disputar o pré-olímpico da modalidade, que irá acontecer em Tóquio, no Japão, nesse ano. As competições no Qatar e na China, aconteceram de 02 a 16 de outubro de 2019.

playercover.1160X773

O basquete 3×3 é uma modalidade pouco conhecia, é uma categoria estreante nos jogos olímpicos. O esporte se define como uma espécie de basquete reduzido, uma simplificação do basquete de quadra, porém a intensidade do jogo e algumas regras são um pouco diferentes. É um jogo dinâmico, mais rápido, com duração de 10 minutos, ou até alguém fazer 21 pontos. Em alguns campeonatos no Brasil a partida chega a durar um dia e tendo que jogar de cinco a seis partidas para saber quem é o campeão. O basquete 3×3 tem crescido muito no Brasil, principalmente no estado de São Paulo.

“Para chegar a essas conquistas, fizemos uma campanha de seis jogos, com cinco vitórias e uma derrota, perdemos na final para a Rússia que é quatro vezes campeã mundial. Estou muito contente em participar dessa conquista da primeira medalha com expressão para o Brasil no basquete 3×3; valeu o sacrifício de ficar 15 dias fora do país viajando e treinando forte para alcançar o pódium, mas que no final veio a recompensa”, disse Leonardo.

Segundo o mesmo, tudo começou na Semel/Varginha, fazendo parte das escolinhas, jogando no VTC com a professora Angela Venâncio. “Depois segui carreira, joguei no maior nível de basquete do Brasil, na NBB, em 2019 tive a oportunidade de migrar para o basquete 3×3”.

“Só tenho de agradecer a Deus e a todos que torceram por mim e também de fazer parte dessa história vitoriosa, agradeço a Semel pela oportunidade e carinho que tiveram comigo e quero parabenizar a Prefeitura de Varginha por estar divulgando os atletas da cidade espalhados pelo mundo todo, cada um na sua modalidade. Isso dá mais força para que as crianças possam seguir carreira nos esportes”, completou o atleta.

Screenshot_2020-01-11-10-55-54

Recentemente Leonardo participou de uma reportagem especial da EPTV Sul de Minas, onde revelou o desejo de levar a seleção 3×3 para as olímpiadas de Tóquio 2020, confira:

https://globoplay.globo.com/v/8172159/

Com colaboração da Prefeitura Municipal de Varginha e do Jornal Podium.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s